Aos professores

terça-feira, 15 de outubro de 2013




O dia do professor, comemorado todo dia 15 de outubro, foi criado devido o decreto federal 52.682/63, em que D. Pedro I determinou, no ano de 1827, que toda vila ou cidade do Brasil criasse as primeiras escolas primárias do país, as chamadas “Escolas de Primeiras Letras”.
Hoje, 15 de outubro, é dia daqueles que ganham alguns cabelos brancos a mais, alguns dias estressantes e um pouco de voz a menos por nossa causa. Mas que não desistem de seu verdadeiro propósito: ensinar.
Ensinar a escrever, ensinar a ler, ensinar a produzir um texto, a achar o x, o y e o z. Ensinar com paciência, dedicação e amor pelo que fazem.
Como a maioria das meninas, já sonhei em ser professora. Hoje em dia, desisti dessa ideia, mas o que restou desse sonho da minha infância é a eterna admiração que tenho por essa profissão.
Muitos professores passam por nossas vidas, de todos os tipos. Dos mais rigorosos aos mais divertidos. Tem aqueles que explicam a matéria de forma dinâmica e descontraída, outros são mais fieis aos livros didáticos e aos métodos antigos. Alguns falam alto, são expansivos e inquietos, outros são mais calmos e falam baixo, dependendo sempre da atenção total da sala para serem compreendidos. Tem os engraçados, os sérios, os altos, os baixos, os mais velhos e os mais novos. Tem aqueles que a sala inteira detesta (normalmente são os que eu, particularmente, mais gosto) e aqueles que todos veneram (normalmente, esses são os que menos me acrescentam). Cada professor é de um jeito, assim como cada aluno. Por isso, cabe a nós respeitá-los e agradecer por eles possuírem a coragem de escolher uma profissão tão desafiadora (até os que não gostamos muito). Afinal, o que seriam dos engenheiros, biólogos, arquitetos, médicos, se não houvessem professores? Não muito. Por trás de todo grande profissional existem os ensinamentos de, pelo menos, um grande professor.
Por isso, hoje eu gostaria de agradecer aos meus professores. Desde minha primeira professora, Laureani, lá da pré-escola, até os meus professores do terceiro ano do ensino médio, que me aturam todos os dias. Dos professores que eu não gosto, até os professores que, mesmo não dando mais aulas para mim, me param nos corredores para conversar sobre a vida – esses que viraram amigos além de mestres. Obrigada, de coração. Por tudo que acrescentaram e acrescentam em minha vida.
E um feliz dia dos professores a todos os mestres. Os meus, os que são, os que já se aposentaram e os que ainda vão ser. Feliz 15 de outubro a todos.

(Texto dedicado, especialmente, à minha cunhada, Isabelle, professora de inglês e estudante de letras e aos meus favoritos: Professores Antonio, Fabiano, Cléverson, Alison e Rangel, professoras Mariana e Cibele)

0 comentários:

Postar um comentário







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!