Por um mundo mais colorido

quinta-feira, 8 de agosto de 2013


Olá! Andei meio sumida daqui, mas a Rô linda manteve tudo em ordem. <3 Enfim, hoje eu vim aqui para conversar com vocês sobre cabelo! Mais precisamente: cabelo colorido.


(sonho da minha vida)

Meu cabelo sempre foi meu xodó! Desde bem pequenininha. Meu pai sempre gostou do meu cabelo comprido, sempre falava pra minha mãe que não era pra cortar muito e eu acabava indo na onda, chorava pra tirar as pontinhas quando ia ao salão. Mas conforme fui crescendo, comecei a enjoar da minha cor natural e com 13 anos (quase 14), fiz mechas loiras. Em uma semana já estava odiando aquilo e passei a cor que realmente queria desde o ínicio: roxo! Saiu logo porque passei só um tonalizante da Soft Color mesmo, pra amenizar o sofrimento dos meus pais, mas não aguentei parar por aí. Acabei deixando natural em cima e descolorindo só a parte de baixo depois, nisso consegui que meu cabelo ficasse metade laranja, depois metade verde (resutado de um azul fail) e, por fim, metade rosa. O laranja e o azul/verde eu juro que não lembro a marca da tinta, mas o rosa era da Keraton hard colors, o Insane Pink. Até aí meu cabelo tava inteiro, hidratado e tava tudo bem com meus fios.
Depois disso cometi o maior erro da vida: pintei de preto. Foi alguma tinta dessas marcas comuns, alguma koleston, beauty color da vida. Fiquei parecendo a Mortiça da Família Adams, enjoei da cor em uma semana, meu cabelo ficou muito detonado e comecei uma batalha porque decidi que queria ficar ruiva. O problema é que sair do preto é extremamente difícil e eu sou extremamente desesperada. Com muita luta e muito descolorante, eu consegui chegar no ruivo. Mas não aconselho ninguém a seguir meus passos, que fique bem claro! Eu detonei mais ainda meu cabelo, porque estava preocupada em chegar no tom desejado e esqueci de cuidar do coitado.
Fiquei uns 6 meses ruiva, acho, e passei a cor mais linda do mundo: vermelho! <3 (as duas cores foram tintas profissionais que a minha cabeleireira usava na época, então não sei marca, nome, nada)

um resumo da tragetória do meu cabelo até o vermelho

O vermelho foi a cor que eu mais amei passar. Acabei até fazendo umas variações na cor das pontas e algumas mechas porque queria mudar mas não queria largar a cor da base. Me apeguei mesmo!

mechas pretas que hoje acho bonitas, mas me arrependi de ter feito na época

Quando passei o rosa nas pontas aconteceu um pequeno imprevisto.
Muita química + cabelo detonado + descoloração = meu cabelo despedaçando na minha mão (ainda bem que eram só as pontas!). Eu usei o mesmo tonalizante da Keraton hard colors, Insane Pink. Ouvi falar depois que ele não era bom, mas não posso culpar o coitado, pela situação que meu cabelo estava e porque eu até já tinha usado essa mesma marca antes. Mas o caso é que meu cabelo teve que passar por uma reconstrução antes de eu fazer qualquer coisa nele de novo. Foi a pior época do meu cabelo. Ele ficou horrível, eu mesma tinha dificuldade de cuidar dele em casa e foi aí que eu, finalmente, comecei a cuidar dele de verdade.

minhas pontas recém pintadas e acabadas

Depois do desastre do rosa, eu deveria ter ficado com medo de pintar de novo né? Até deveria, mas não fiquei não. Só precisava descobrir uma alternativa à química pra conseguir colorir. Aí comentando com a minha cabeleireira sobre uma descoberta chamada Violeta Genciana (um anti-séptico da cor roxa que, misturando com creme pra hidratação, você pode passar no cabelo pra colorir ou neutralizar o cabelo sem danificar, um amor só!), ela comentou que tinha um produto roxo no salão que ela usava pra tirar o amarelado do loiro. Nunca soube o nome desse produto, só sei que ela passou aquilo nas minhas pontas por um tempão e deixava roxinho! Até que parou de pegar cor e eu fui pra violeta genciana mesmo. Foi bom enquanto durou né.

vermelho com pontas roxas, a combinação que mais permaneceu <3

Um detalhe é que tem uma cor que eu não conto na minha lista, porque na época minha cabeleireira trocou a marca de tintas que ela estava usando e quando passou a tinta que deveria ser meu vermelho, escureceu meu cabelo. Imaginem meu pânico.

a tal cor e minha orelha com um furo a menos que hoje

Mas ficou tudo bem, dois meses e férias na praia depois, eu passei o vermelho certo e ficou tudo bem de novo.

vermelho mais amor do mundo

No meio de umas pesquisas que eu andava fazendo, fiz a descoberta da minha vida: Anilina. A anilina é, basicamente, uma invenção dos deuses. Eu casaria com quem inventou esse pózinho maravilhoso. Mas é anilina de madeira, hein! Não vá colocar anilina comestível no cabelo que vai embolorar tudo! Muita gente acha loucura, mas eu resolvi testar antes de julgar e super recomendo, viu? É o mesmo processo da violeta genciana: mistura no creme e passa no cabelo. Como a anilina é em pó, eu dissolvo no álcool antes de colocar no creme pra não empelotar, mas pode dissolver na água quente também. Pra mim foi ótimo porque eu hidratava e ainda retocava a cor, o único problema é que não pega na raiz né (e a bagunça que é um caso a parte). Mas mesmo assim, foi uma forma que eu encontrei de hidratar mais meu cabelo, porque nunca quis nada que pudesse tirar minha cor.
Depois de muito hidratar, eu resolvi que já dava pra descolorir de novo e invoquei que queria ter cabelo rosa! Minha cabeleireira, coitada, quase teve um treco quando eu falei, então decidimos por descolorir mechas e pintar com anilina. E esse foi o resultado:

tá escura, mas é a única que eu tirei no dia que pintei :(

Acabei descobrindo uma menina que vende a famosa Candy Color aqui na minha cidade e um tempo depois eu passei a Royal Pink pra fazer o teste, ficou asssim:

percebam a diferença da hidratação do cabelo, gente

Eu gostei da candy color, só que passando a anilina acabo hidratando o cabelo além de pintar e a anilina rosa gruda no cabelo, então achei que a candy desbotou mais rápido. Fora o preço, né. Um ponto muito positivo dela em relação a anilina é que ela pintou minha raiz, que, por não ser escura, ficou rosa bem escuro, mas pegou alguma coisa ao contrário da anilina. Mas mesmo assim, continuei com a anilina mesmo depois.
Faz menos de seis meses que eu passei o rosa e estou rumando a uma nova cor! Nesse momento ele já está meio laranja de tão desbotado e vou começar uma nova batalha em função de tirar essa cor. Como dizem, o rosa é bom porque dura muito e ruim porque dura muito. Vamos ver como vai ser essa nova batalha capilar, aguardem que postarei aqui os novos capítulos dessa trama.
Podem me chamar de louca, corajosa e etc, mas gente, eu amo ter cabelo colorido! Lógico que recebo muita crítica, muitos olhares tortos na rua, gente se metendo na minha vida, mas ó, nem ligo pra isso! Por isso que sempre falo que é lindo, mas tem que gostar muito pra achar que vale a pena, porque dá trabalho!
Espero que tenham gostado do post, apesar de grande. Qualquer dúvida que vocês tiverem podem comentar que eu ajudo como puder!
Beijos e até.

0 comentários:

Postar um comentário







Design e código feitos por Julie Duarte. A cópia total ou parcial são proibidas, assim como retirar os créditos.
Gostou desse layout? Então visite o blog Julie de batom e escolha o seu!